fbpx

Zona primária e zona secundária, qual a diferença?

Os portos secos estão dentro da zona secundária, por isso é importante entender a diferença desses locais:

 

Zona primária na importação

A zona primária é o ponto onde acontece todo o primeiro contato de produtos e pessoas estrangeiras com o território Brasileiro. O contrário também acontece, há o embarque de passageiros para o exterior, bem como a saída de produtos.

Em termos práticos estamos falando de locais que estão dentro dos: aeroportos, portos, passagens de fronteira, recintos alfandegados ou qualquer local que esteja habilitado com autoridade aduaneira.

Os recintos alfandegados são locais onde as mercadorias aguardam por fiscalização aduaneira. Podem ser, terminais, armazéns, pátios e outros locais de movimentação de cargas

 

Zona secundária na importação

A zona secundária consiste em locais que estão fora da zona primária, mas que ainda sim possuem controle aduaneiro. 

Podem ser: delegacias e inspetorias da Receita Federal, entrepostos, terminais, depósitos e outros locais de armazenamento de produtos.

A Zona secundária inclui também as águas territoriais e espaço aéreo.

 

Qual a função dos portos secos na importação?

Os portos secos podem funcionar como meros prestadores de serviços que escoam cargas já desembaraçadas em zona primária, oferecendo esses e outros serviços.

Mas aqui está o ponto interessante a vantajoso para o empreendedor!

Nos portos secos o importador pode armazenar sua carga pelo período que desejar e liberá-la de forma gradual. O que não acontece na zona primária!

Além disso, enquanto a sua carga está dentro dos portos secos a sua empresa consegue se beneficiar do regime de suspensão de impostos, ou seja, você só paga imposto quando e pela quantidade de produtos que retirar.

Essa é uma opção viável, com baixo custo e que pode ser estratégica no seu planejamento de importação, já que o custo de armazenagem é muito mais alto nos portos marítimos.

 

Os portos secos em números

Você sabia que o maior porto seco da América Latina fica no Brasil? Fica no Rio Grande do Sul na Cidade de Uruguaiana.

Além desse o Brasil possui 63 portos secos ao todo, boa parte, cerca de 27, se encontram em São Paulo e os demais são divididos por 14 estados brasileiros.

Já tinha pensado em portos secos como uma alternativa para o seu negócio?