Sucesso na importação: análise estratégica

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Fazer uma análise estratégica, para iniciar na área de importação é tão importante quanto desenvolver estratégias para se manter no mercado de forma bem sucedida e garantir a expansão do negócio.

Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo que irá te mostrar os pilares da análise estratégica, lhe guiando para o sucesso nos primeiros passos da importação.

Análise estratégica para a importação

Para fazer uma análise estratégica de importação é necessário cumprir algumas etapas:

Defina o objetivo da empresa com a importação

Você precisará responder aos seguintes questionamentos:

  • Que posicionamento deseja ter no mercado?
  • Que tipo de produtos irá vender?
  • Qual público alvo e que mercados pretende atingir?
  • Quais os principais canais de escoamento? Por onde o produto será comercializado?

Defina o investimento inicial para começar a importar

Será necessário considerar alguns custos:

  • Constituição ou alteração da empresa.
  • Valor de compra dos produtos.
  • Todas a taxas e impostos inerentes a operação de importação.
  • Divulgação e ações de marketing.

Pesquisa e análise

O fornecedor é uma das chaves para uma importação bem sucedida, por isso é importante conhecer muito bem:

  • Os bens que deseja importar.
  • O mercado fornecedor.
  • Os países fornecedores.

Defina de forma específica os produtos a serem importados

Para que a importação se realize de fato você deverá definir quais produtos serão importados e verificar classificação fiscal de cada um deles.

Por exemplo:

Azeite português, extravirgem, marca X, tamanho Y.

Monte uma lista com todos os itens, dessa forma será possível fazer uma análise de viabilidade de importação.

Defina a estrutura legal

É importante definir a estrutura legal da empresa importadora, bem como os aspectos administrativos da operação de importação, por isso:

  • Defina o endereço comercial e local de armazenamento dos produtos importados.
  • Verifique qual será o regime de atuação da empresa, como por exemplo, simples nacional.
  • Confira os aspectos administrativos da importação dos produtos, como por exemplo, a documentação exigida e se precisará de alguma licença especial.

Pesquise a concorrência

Além do mercado fornecedor é importante conhecer o mercado interno, seus concorrentes poderão dizer muito sobre isso.

  • Liste os itens semelhantes ou iguais ao que sua empresa pretende comercializar, veja os que são mais vendidos no Brasil ou apenas na região que você pretende atuar, com seus respectivos valores.

Defina uma política de preços

  • Você pode ter um mix de produto que atenda desde o mercado de massa até os setores de luxo ou escolher apenas um desses grupos.
  • É necessário nessa etapa também definir qual a margem de lucro de cada produto após o acréscimo de todos os custos de importação.

Desenhe a primeira previsão de vendas

É importante você ter uma previsão do quanto irá vender e então terá visão sobre o giro de estoque e capital.

  • Defina o número de pontos de venda de acordo com o estoque inicial.
  • Esse escoamento deverá ocorrer de forma que sua empresa ainda mantenha parte do estoque até a próxima importação.
  • O capital de giro gerado na primeira etapa de vendas será um motor propulsor para que você realize novas compras e comece a dar sustentação ao seu negócio de importação.
  • Verifique o tempo entre pedido e entrega (este item é muito importante para que você mantenha um calendário de compra sustentável).

Planejamento de vendas

  • Faça um planejamento para os próximos trimestres com uma projeção de recompra dos estoques e também de itens que serão necessários para a expansão da operação, bem como o salário da equipe e impostos.
  • Monte duas visões de faturamento, uma em um cenário pessimista e outra em um cenário otimista, se prepare para ambas.

Gostou de saber como fazer uma análise estratégica para começar a importar?

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