fbpx

O constante avanço da tecnologia vem nos trazendo facilidades que ninguém imaginava ser possíveis há 20 anos atrás.

A tecnologia e os sistemas automatizados evoluíram muito em pouco tempo e hoje em dia está praticamente tudo na palma de nossa mão.

Cada vez mais utilizamos o celular para realizar tarefas de forma mais rápida, prática e segura e, percebendo esta tendência, os desenvolvedores de aplicativos não perdem tempo para oferecer ao mercado ferramentas digitais que servem às mais diversas funções.

Quem trabalha com comércio exterior também vem sendo beneficiado por esse avanço tecnológico, de modo que diversos aplicativos já estão disponíveis para facilitar a vida de quem lida com importações e exportações.

Traremos abaixo uma lista com alguns aplicativos muito úteis para quem trabalha com comércio exterior.

 

Importador

É um aplicativo gratuito desenvolvido pela Receita Federal do Brasil.

Se destina a todos aqueles interessados no processo de importação de mercadorias para o país. Entre as funções que o aplicativo apresenta, estão:

Simular uma importação, calculando os devidos impostos e informando ao usuário o tratamento administrativo que a dada importação demanda;

– Visualizar informações básicas do Conhecimento de Cargas e da Declaração de Importação;

– Acessar a tabela de Nomenclatura Comercial do Mercosul (NCM) e ter acesso às alíquotas, medidas compensatórias e tratamento administrativo necessário à importação dos produtos consultados.

 

XE Currency

É o aplicativo mais confiável do mundo para informar taxas de câmbio em tempo real, contando com todas as moedas do mundo.

Oferece ainda gráficos com históricos dos últimos 10 anos de flutuação das moedas, além de análises de mercado e notícias atuais sobre as moedas vigentes no planeta.

 

Smart Traveler

Mesmo sendo um aplicativo oficial do Departamento de Estado dos EUA, o Smart Traveler é útil para todos que trabalham com comércio exterior e fazem negócios com empresas estadunidenses.

O aplicativo fornece mapas detalhados dos Estados Unidos e ainda conta com as localizações das embaixadas no país, além de outras informações relevantes sobre os EUA.

 

UPS TradeAbility

Muito importante para quem exporta, o aplicativo estima custos de envio de mercadorias para fora do país, rastreia o transporte de cargas, identifica empresas restritas para envio e é constantemente atualizado com mudanças nas leis e nos regulamentos internacionais para manter o usuário sempre por dentro de qualquer alteração na legislação.

 

HKTDC Mobile

Aplicativo muito útil tanto para importadores quanto para exportadores, o HKTDC Mobile fornece informações de compradores e fornecedores estrangeiros.

Traz também tendências de mercado, informações de feiras e eventos de comércio exterior pelo mundo, dados do mercado internacional e outras funcionalidades interessantes para quem tem interesse em comércio exterior

 

Plataforma Intradebook

Muito útil para quem tem interesse em ingressar no mercado internacional, a plataforma conta com 3 módulos especializados:

InBusiness: ferramenta de busca para compradores e fornecedores;

InTrade: passo a passo para importação e exportação, incluindo aprendizado, negociação e operação;

InService: lista de prestadores de serviço de comércio exterior e logística.

Ideal para pequenas e médias empresas que almejam entrar no comércio exterior a baixo custo, a plataforma Intradebook ensina e orienta o usuário sobre todas as fases de um negócio internacional.

Quer ver mais dicas como essa? Fique ligado em nosso blog.

 

Baixe grátis nosso novo eBook: