Benefícios do Blockchain para a logística internacional

Benefícios do Blockchain para a logística internacional

Quais os benefícios do Blockchain para a logística internacional? Você já ouviu falar nessa nova tecnologia?

Acompanhe esse conteúdo até o final e descubra como o Blockchain pode mudar o futuro da logística internacional, reduzindo fronteiras e facilitando processos burocráticos.

O que é blockchain?

Em termos simples, blockchain é uma cadeia de blocos usada para registrar transações.

Inicialmente inventada como o livro razão digital para o primeiro Bitcoin criptomoeda descentralizada, a tecnologia provou ser benéfica para muitos setores, incluindo fintech , viagens , seguros e muito mais.

A vantagem exclusiva do blockchain é sua capacidade de resistir a modificações e garantir a transparência da transação de ponta a ponta.

O livro-razão é uma estrutura “somente acréscimo”, portanto, uma vez adicionado, um registro não pode ser alterado ou excluído, fato que permite ao usuário rastrear o produto em toda a cadeia de abastecimento, desde sua origem.

É importante notar que atualmente a indústria de transporte internacional ainda depende de documentos jurídicos em papel e da tecnologia de intercâmbio eletrônico de dados para a troca de mensagens digitais – um conjunto de protocolos do século anterior que não pode fornecer informações em tempo real.

Além disso, os remetentes geralmente precisam transmitir documentos por e-mail, fax ou correio.

No mundo do blockchain ideal, todos esses processos demorados e sujeitos a erros serão digitalizados e automatizados, com cada etapa verificada e documentada para sempre no livro-razão descentralizado.

As aplicações de blockchain em logística e transporte estão atualmente em sua fase piloto. Há muitos problemas a serem superados antes que a adoção generalizada desses aplicativos e sistemas se torne uma realidade.

No entanto, vale destacar que algumas soluções já estão gerando valor para o comércio internacional.

Principais benefícios do Blockchain para a logística internacional

Confira como a tecnologia blockchain impactará a cadeia de suprimentos e a indústria de logística internacional:

  • Compartilhamento dos processos aduaneiros individuais em um ambiente de acesso compartilhado;
  • Mantém um histórico completo de informações;
  • Melhora a segurança das transações internacionais;
  • Melhora os processos de pagamento e definição de preços
  • Auxilia na detecção de possíveis fraudes;
  • Reduz os riscos relacionados a roubo ou o extravio de mercadorias;
  • Possibilita a emissão de contratos inteligentes;
  • Reduz o tempo no envio de documentos.

Vale destacar que o blockchain é uma aposta para o futuro da logística internacional que ainda deve enfrentar uma série de desafios e resistências para consolidar-se no mercado.

Por enquanto, ainda é difícil prever exatamente quando o setor de logística experimentará a adoção de blockchain em grande escala.

No entanto, apesar de todos os desafios e resistências institucionais, o potencial da tecnologia de transformar a logística internacional para melhor é significativo.

Com inúmeras empresas ansiosas para desenvolver e promover a tecnologia de blockchain em logística, acreditamos no desenvolvimento de aplicativos revolucionários de blockchain.

Deseja saber mais sobre logística internacional e tecnologia? Continue acompanhando o Blog da FIRST S.A.

A FIRST S.A. é uma empresa com foco em comércio internacional, que tem como filosofia oferecer as melhores soluções e serviços de importação e assessoria garantindo a eficiência das transações internacionais de nossos clientes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Abrir Whatsapp
1
Podemos ajudar?
Oi!
Posso ajudar?