fbpx

O que é bloco econômico?

Blocos econômicos são grupos formados por países com alguma semelhança ou proximidade, seja ela territorial ou econômica, o objetivo da formação desses blocos são o desenvolvimento mútuo em vários âmbitos: econômico, político e social.

 

Tipos de bloco econômico

Zona de Livre Comércio

As zonas de livre comércio têm como propósito diminuir ou extinguir as taxas alfandegárias, estimulando a economia da região.

 

União Aduaneira

Os blocos econômicos que adotam o regime de união aduaneira possuem área de livre comércio, onde os bens podem circular sem taxas. Outro ponto importante é que adotam a TEC (Tarifa Externa Comum).

O que é Tarifa Externa Comum?

A tarifa externa comum significa que todos os membros do bloco econômico deverão adotar a mesma tarifa para negociações de importação com os países que não fazem parte do grupo.

 

Mercado Comum

Esse tipo de acordo não envolve apenas questões comerciais. Além da livre circulação de bens, há a livre circulação de pessoas e trabalho. Ou seja, a população que mora nesses territórios pode se deslocar e/ou mudar para outro país legalmente.

 

União Econômica Monetária

A união econômica monetária está um passo à frente do mercado comum. Além de todas as integrações que o mercado comum proporciona, esse tipo de bloco econômico partilha uma moeda comum que pode ou não substituir as moedas de cada componente. O fato de partilhar uma mesma moeda gera a necessidade de aderir a uma mesma política econômica.

 

Quais são os principais blocos econômicos?

União Européia (UE)

Esse bloco é o único que apresenta uma união econômica monetária, é formado por 28 países e em breve serão 27, pois o Reino Unido está em processo de saída da UE.

Países Membros: Alemanha, Grécia, Áustria, Hungria, Bélgica, Irlanda, Bulgária, Itália, República Tcheca, Letônia, Chipre, Lituânia, Croácia, Luxemburgo, Dinamarca, Malta, Eslováquia, Países Baixos, Eslovênia, Polônia, Espanha, Portugal, Estônia, Reino Unido, Finlândia, Romênia, França e Suécia.

 

North American Free Trade Agreement (NAFTA)

O Bloco NAFTA representa uma Zona de Livre Comércio na América do Norte, é um acordo que visa exclusivamente o crescimento econômico dos países envolvidos.

Países Membros: Estados Unidos da América, Canadá e México.

 

Mercado Comum do Sul (MERCOSUL)

O MERCOSUL é uma união aduaneira, entretanto é visto como uma união aduaneira imperfeita, pois não existe uma zona absoluta com livre circulação de bens entre os países integrantes. Isso ocorre pelo fato das economias dos países do grupo serem consideravelmente desiguais.

Países Membros: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e *Venezuela.

(*De acordo com o portal do MERCOSUL “a República Bolivariana da Venezuela se encontra suspensa de todos os direitos e obrigações inerentes à sua condição de Estado Parte do MERCOSUL, em conformidade com o disposto no segundo parágrafo do artigo 5° do Protocolo de Ushuaia.”)

Países associados: Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Bolívia.

 

Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN)

O ASEAN é uma zona de livre comércio e possui um compromisso de cooperação com a União Européia (UE).

Países Membros: Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre blocos econômicos deixe seu comentário!