fbpx

A inspeção de produtos de fornecedores internacionais é uma importante prática para manter a segurança nas transações de importação.

 

O que é a inspeção de produtos internacionais?

A inspeção de produtos internacionais consiste em visitar o fornecedor estrangeiro para verificar a qualidade e desempenho da sua linha de produção.

Dessa forma a sua empresa terá maior segurança na importação e entenderá se o fornecedor internacional tem a real capacidade para atender aos parâmetros estipulados pelo seu negócio.

 

Como funciona a inspeção de produtos internacionais?

A inspeção de produtos internacionais é feita pessoalmente, pode ser feita por você, algum representante da sua empresa ou por alguma empresa terceirizada.

Para decidir quem fará essa inspeção são consideradas algumas variáveis relevantes como:

  • Qual o tamanho da transação que você deseja fazer?

Se for uma compra pequena talvez seja melhor contratar um profissional local especializado para fazer a inspeção de produtos internacionais, mas se for uma importação, por exemplo, na casa de milhões, pode ser uma boa opção ir até lá.

  • Mensuração

Saber o que exatamente os aspectos que você deseja inspecionar te ajudará a definir quem irá até lá. Se forem aspectos técnicos que podem ser mensurados, contratar um terceiro pode facilitar o processo.

Entretanto se houverem aspectos particulares que não sejam mensuráveis, como por exemplo, avaliar se as roupas produzidas tem o estilo da sua marca, o ideal é que um especialista da sua empresa esteja presente para fazer a inspeção de produtos internacionais.

 

O que considerar caso terceirize esse serviço?

O principal a considerar antes de fazer a inspeção de produtos internacionais é a reputação e competência da empresa, já que ela irá te representar e de certa forma dar as ferramentas para que você tome a decisão correta. Então como garantir que você terá as ferramentas corretas?

  • Verifique a veracidade das informações do prestador de serviços
  • Contrate empresas que já são parceiras de importadoras brasileiras, se necessário, peça indicação
  • Não é uma boa opção contratar conhecidos que não sejam profissionais da área e que não tenham a expertise para entender padrões técnicos, isso pode comprometer e levá-lo a tomar uma decisão equivocada devido a uma inspeção de produtos internacionais mal feita.

 

Porque devo fazer a inspeção de produtos internacionais?

Muitas empresas já passaram por situações inesperadas ao importar produtos sem checar a reputação do exportador ou seus produtos.

E muitos casos o que ocorre são problemas nas especificações técnicas. Se o produto chega no Brasil e não atende os padrões de nosso órgãos anuentes a carga é recolhida pela Receita Federal, causando um prejuízo incalculável para o importador.

 

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco e continue ligado em nosso blog!