fbpx

Identificar bons fornecedores na importação representa um grande desafio para as empresas que acabaram de iniciar no comércio exterior.

Pensando nisso iremos falar sobre como identificar bons fornecedores na importação.

 

Feiras no Brasil e Exterior

Identificar bons fornecedores na importação é uma das funções das feiras de negócios que acontecem no Brasil e no Mundo.

Além de encontrar inúmeras opções de fornecedores confiáveis, você ainda ficará a par de lançamentos, novas tecnologias e poderá comparar o produto de diferentes fornecedores estrangeiros.

Grandes setores da indústria promovem feiras no Brasil com expositores estrangeiros, facilitando o processo de identificar bons fornecedores na importação, já que não é necessário sair do país.

Dependendo do setor que a sua empresa atua, caso esteja tenha a intenção de importar algo que não é tão comum em nosso território, talvez seja necessário ir a feiras no exterior.

 

Dicas para ir a feiras internacionais

  • Selecione as feiras que tenham a melhor oferta do produto alvo.
  • Faça um planejamento dos expositores que deseja visitar na feira, algumas feiras são muito grandes e a falta de foco pode atrapalhar o processo de identificar bons fornecedores na importação.
  • Verifique a entidade brasileira que representa o seu setor de atuação, assim poderá se interar se há missões programadas para visitar feiras no exterior.
  • Você também pode contratar um consultor especializado em prospecção de fornecedores internacionais para lhe acompanhar na viagem.

 

Representantes em nosso território

Também podemos identificar bons fornecedores na importação através de representantes de empresas estrangeiras que se encontram no Brasil.

Podemos citar empresas da Alemanha e Itália que há muito fornecem maquinários para o processo fabril brasileiro de móveis, roupas e sapatos.

No caso dos setores mencionados o representante atua como um facilitador de toda a negociação. Estando em território nacional, fica muito mais simples checar a reputação e identificar bons fornecedores na importação.

Apesar de ter um terceiro elemento (o representante), após a negociação a importação é feita nos moldes tradicionais, entre o fornecedor estrangeiro e o importador brasileiro.

 

Distribuição em território brasileiro

Algumas empresas de origem estrangeira possuem distribuição no Brasil. Nesse caso a empresa distribuidora fica responsável pela nacionalização da carga e não configura importação para o cliente.

 

Conte com a FIRST SA para identificar os melhores fornecedores na importação

Nesse artigo você aprendeu um pouco mais sobre como identificar bons fornecedores na importação, mas se ainda é iniciante no comércio exterior e precisa de mais segurança para dar os próximos passos na importação.