fbpx

Embora o acordo tenha se concretizado ele ainda levará um tempo para entrar em vigor, pois nesse momento cabe a revisão técnica de ambos blocos econômicos.

Clique aqui e saiba mais sobre Blocos Econômicos.

 

Do que se trata o acordo entre o Mercosul e a União Européia?

O acordo entre o Mercosul e a União Européia trata-se de um tratado de livre comércio.

Um acordo de livre comércio tem como premissa eliminar ou diminuir as barreiras tarifárias ou não tarifárias para facilitar o fluxo de produtos e serviços na importação e exportação entre os blocos envolvidos.

 

Quais são as características do acordo entre o Mercosul e a União Européia?

Muitos setores do mercado serão impactados com o tratado entre o Mercosul e a União Européia. Entram no acordo também as seguintes áreas: medidas sanitárias, licitações governamentais, mercado de serviços e investimentos.

Falando especificamente de produtos, vamos conhecer algumas mudanças que irão ocorrer nos setores de importação e exportação.

 

O que muda no setor de importações?

Algumas tarifas de produtos Europeus irão diminuir:

  • Mercado de bebidas, em especial vinhos
  • Mercado de chocolates
  • Mercado automotivo, peças e carros
  • Mercado de medicamentos
  • Mercado de vestuário

 

O que muda no setor de exportações?

O acordo prevê a extinção das tarifas de exportação de 90% dos produtos produzidos pelo Mercosul. Tudo isso acontecerá gradualmente ao longo de dez anos, que é o prazo máximo para que essa parte do acordo funcione em sua totalidade.

 

Quais são os impactos previstos e expectativas para o acordo entre o Mercosul e a União Européia?

A expectativa é que o mercado Brasileiro se torne mais dinâmico em diversos sentidos, tanto na oferta de produtos como na geração de empregos.

O importador terá mais facilidade, como um custo menor, para trazer determinados produtos para o Brasil, irá aumentar o seu mix de produtos e tornar-se mais competitivo.

O benefício para o cliente final é poder ter acesso a produtos diferenciados e com preço competitivo gerado pela concorrência. Em contrapartida os produtores do mercado interno devem sofrer um pouco para se adaptar à nova concorrência.

Um outro impacto previsto é que com o aumento das exportações haverá a geração de novos empregos. De acordo com Confederação Nacional da Indústria a previsão é de que sejam criadas cerca de 778,4 mil vagas de trabalho.

O acordo entre o Mercosul e a União Européia embora ainda não esteja em plena atividade traz boas expectativas econômicas para o Brasil!

E você? O que acha do acordo entre o Mercosul e a União Européia? Deixe seu comentário a FIRST quer saber sua opinião!