fbpx

Caixas, pallets e contêineres são “veículos” onde as mercadorias devem ser acondicionados para movimentação e transporte.

Todos os produtos destinados a importação devem ser acondicionados de forma segura e com a proteção apropriada para evitar avarias diversas e garantir que a mercadoria chegue no destino final com o menor dano possível.

 

O que é um contêiner ?

O contêiner é uma grande caixa e pode ser de madeira ou metal. Em geral acomoda mercadorias para serem transportadas por modais de grande porte, como navios ou trens.

Embora existam contêineres de diversos tamanhos as dimensões são padronizadas em todo o mundo, facilitando o momento de negociar o transporte internacional para importação.

 

Tipos de contêineres

Contêiner Dry

Esse é o tipo de container mais comum e pode armazenar diversos tipos de carga, resiste bem a quaisquer variações climáticas, inclusive podendo ser mantido a céu aberto. Possui duas portas traseiras.

Dimensões: podem ser de 20 ou 40 pés, sendo, respectivamente 6 e 12 metros com altura de 2,60.

 

Contêiner High Cube

A única diferença entre esse e contêiner dry é o tamanho, que é 30 centímetros maior. É comumente usado para transportar cargas refrigeradas, já que seu tamanho permite a acomodação da estrutura necessária para resfriamento.

Além disso são usados para montagens de casas e escritórios

 

Contêiner refrigerado

Esse contêiner é destinado para produtos que necessitam de refrigeração ou congelamento. Por conta disso o espaço interno costuma ser menor, as suas temperaturas podem variar de -25 até +25 graus celsius.

 

Contêiner Tanque

Geralmente transporta cargas de alta periculosidade e passa por rígidas normas técnicas para acondicionar líquidos ou gases (combustíveis e produtos químicos).

 

Contêiner Open Top

Esse container possui as mesmas dimensões do Dry, entretanto o seu piso é feito de madeira e não existe a parte superior, ou seja, esse container é aberto.

Serve para transportar máquinas, pedras, vidros materiais de construção e quaisquer outras cargas de grande porte.

 

Contêiner Open Side

A ideia é a mesma do contêiner Open Top, mas a abertura é lateral, costuma ser ideal para transporte de animais ou para serem usado como casas ou escritórios.

 

Contêiner Flat Rack

Para o transporte de cargas que passam das dimensões dos contêineres comuns, tanto de altura como de largura existe o Flat Rack, que é uma mistura entre o Open Side e o Open Top, restando somente o piso e as cabeceiras do contêiner.

 

Contêiner Ventilado

É destinado para produtos que precisam de ventilação, como cebola, cacau, café e cargas vivas. A estrutura é semelhante a um contêiner Dry.

 

Contêiner Graneleiro

São contêineres destinados a commodities (cargas a granel) como grãos diversos, areia e pequenas pedra. Possui aberturas e escotilhas que permitem a carga e a descarga de forma segura.

 

Conhecer os tipos de contêineres é uma boa forma de ser mais assertivo em suas decisões logísticas.

Precisa de ajuda!? Entre em contato com a First!