fbpx

No processo de importação de mercadorias, nem sempre os prazos saem conforme o esperado, por isso é importante estar atento a Demurrage e Detention.

Já ouviu falar desses termos?

A demurrage e detention são multas de sobrestadia, vamos entender como funciona.

 

O que é Demurrage?

A demurrage ocorre quando o período que o container deve ficar no terminal for extrapolado. O prazo para um container permanecer no terminal é definido em contrato, bem como o início da contagem de tempo e o valor da multa.

A demurrage é um princípio antigo das navegações, existindo desde os primórdios do transporte marítimo, é um acordo feito entre o armador e o importador e é cobrada pelo porto.

Esse recurso é importante para que o negócio se conclua caso haja algum atraso nos processos que devem ser feitos dentro do terminal de carga.

 

Exemplo de Demurrage

Imagine que a sua empresa fez um acordo, previsto em contrato, que o armador deverá permanecer no porto por 10 dias para executar todos os processos pertinentes (desembarque total da carga e documentações necessárias).

Essa carga foi parametrizada em canal vermelho e os 10 dias de estadia, não serão o suficiente para concluir todas as exigências, sendo assim o armador terá que ficar mais 8 dias no porto.

Foi estipulado em contrato que a demurrage passa a ser contabilizada a partir das 17 horas do décimo dia de estadia.

O importador irá arcar com os custos de sobrestadia no porto até que as operações sejam finalizadas.

 

O que é Detention?

A detention tem os mesmo princípios da demurrage, porém ela acontece quando o container é retirado do terminal de carga e não é devolvido no tempo estimado.

O importador tem a responsabilidade de retirar o container do porto com  a sua mercadoria e depois devolvê-lo vazio.

Se isso não acontecer dentro do prazo estipulado em contrato, o importador deverá arcar com a detention até a devolução do container. Esse valor é cobrado pelo armador.

 

Demurrage e Detention

Em alguns casos a demurrage e detention podem acontecer combinadas.

Isso significa que o prazo negociado serve para as duas operações, o desembaraço e retirada da mercadoria no porto e também para a devolução do container.

Sendo assim, não importa, quanto tempo levará cada etapa, desde que o prazo total seja respeitado. Caso a data combinada seja ultrapassada, iniciará a contagem da demurrage e detention combinadas.

Agora que você já sabe o que é demurrage e detention fique atento aos prazos acordados com o armador, sempre conte com alguns imprevistos e continue acompanhando nosso blog!