Os três principais desafios da importação internacional

Os três principais desafios da importação internacional

O mercado de importação reserva para os seus participantes uma série de desafios. Conhecer esses desafios e conseguir vencê-los, é um dos segredos de quem conquista sucesso nas operações internacionais de cargas.

A boa notícia, é que o mercado internacional não oferece apenas desafios, mas também importantes benefícios para empresas que desejam importar produtos para o Brasil.

Nesse conteúdo, a FIRST S.A empresa especializada em operações de importação, com mais de 25 anos de mercado, destaca os principais desafios e benefícios da importação.

Principais desafios da importação

Dentre os principais desafios presentes na importação, podemos destacar:

Modais de transporte: No trajeto entre o exportador e importador às mercadorias podem passar por diferentes modais, como o aéreo, marítimo, rodoviário e ferroviário.

Sendo assim, o desafio consiste em garantir a perfeita integração entre os modais, evitando custos adicionais nas operações de comércio internacional.

Choque cultural: Outro desafio importante da importação, está relacionado a um possível choque cultural durante as negociações entre fornecedores e compradores de países diferentes.

Para evitar esse tipo de problema, é importante conhecer a cultura comercial e as formas de negociação mais comuns em cada país.

Segurança no transporte internacional: Por fim, destacamos a segurança como um dos desafios da importação.

Para maior segurança no transporte internacional, é recomendada a contratação de seguro que ofereça coberturas para possíveis incidentes com a carga, como por exemplo, extravio ou avarias.

Principais benefícios  da importação

Apesar dos riscos, a importação também é capaz de oferecer uma série de benefícios para as empresas, dentre as quais, podemos citar:

Redução de custos: Quem opta por importar mercadorias consegue negociar diretamente com grandes players e fornecedores do mercado mundial, sem passar por distribuidoras e fornecedores locais.

O acesso direto aos maiores fornecedores do mundo, pode reduzir significativamente os custos das empresas, contribuindo para crescimento de suas margens de lucro.

Maior competitividade: Com custos menores para adquirir mercadorias, as empresas que atuam no mercado de importação ganham espaço em termos de competitividade e conseguem oferecer preços melhores aos consumidores.

Por sua vez, com preços mais competitivos as empresas vendem mais, saem na frente da concorrência e conseguem posição de destaque no mercado.

Redução da carga tributária: Ao adquirir produtos no comércio internacional e importá-los para o Brasil, é possível contar com alguns benefícios fiscais importantes, como o que dá direito a quebra da cadeia do IPI e também a redução de ICMS.

Conte com  FIRST S.A.

A FIRST atua há mais de 25 anos no mercado de importação nos mais diferentes segmentos com grandes resultados.

Disponibilizamos a nossa experiência em comércio internacional realizando todo o planejamento logístico, tributário e fiscal necessário nas transações comerciais, cambiais e financeiras internacionais.

Com o apoio da FIRST a sua empresa evita multas, sanções e garante que atividades de importação sejam seguras e eficientes.

Conheça mais sobre os nossos serviços, aqui mesmo no nosso site ou entre em contato conosco.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Abrir Whatsapp
1
Podemos ajudar?
Oi!
Posso ajudar?