fbpx

O que é Cadeia Logística?

Na logística empresarial a cadeia logística pode significar duas coisas:

Fornecedores

A cadeia logística pode definir a gama de fornecedores que fazem com que o seu negócio aconteça. Em outras palavras, são os fornecedores recorrentes que trabalham em parceria e proporcionam meios de desenvolvimento e criação de valor dentro do seu mercado.

 

Ciclo de vida da importação

Cadeia logística também pode ser entendida como o ciclo de vida dos fluxos necessários para a importação acontecer em sua totalidade.

Esse ciclo compreende não só o fluxo de produtos, insumos e matérias primas, mas também o de informações que acontece entre empresas e clientes e clientes e empresas.

O que acontece entre a compra do produto, matéria prima etc e a entrega do produto acabado ao cliente faz parte da cadeia logística

Dentro desse ciclo, diferentes empresas desenvolvem diferentes papéis. Mas a cadeia logística não se finda com a entrega do produto final, pois como mencionado existe o fluxo reverso de informações, reclamações e sugestões do cliente para a sua empresa.

 

Alguns papéis dentro da cadeia logística

Produtores

Fabricam produtos acabados, matérias-primas ou insumos.

 

Distribuidores & Revendedores

Empresas que compram produtos acabados, matérias-primas ou insumos em grande quantidade e montam um estoque a fim de atender seus clientes.

 

Cliente ou consumidores

Clientes podem ser pessoas físicas ou empresas que compra e usam um determinado produto. No caso das empresas elas podem atuar tanto como consumidoras quanto como fabricantes e revendedoras.

Veja só: a empresa que trabalha com vidros  compra areia para fabricar garrafas de vidros como seu produto final. Depois as vende para uma distribuidora de garrafas, que por sua vez as revende para as fábricas de refrigerantes da região e o ciclo continua entre revendedores e distribuidores até chegar às mãos do cliente que consumirá o refrigerante.

A empresa que trabalha com vidros se encaixa em qual ciclo da cadeia logística?

Nesse caso dentro da cadeia logística essa empresa é uma consumidora e também uma produtora. Na maioria dos casos a empresa sempre terá dois papéis e um deles será como consumidora, salvo em casos em que o empreendimento produz suas próprias matérias primas.

Com esse exemplo podemos entender não só a flexibilidade de uma cadeia logística, mas também a importância de manter fortes elos e bons relacionamentos ao longo dessa cadeia.

 

Qual a função da cadeia logística na importação?

E agora? Onde a importação entra nisso tudo?

O sucesso do seu processo de importação depende diretamente da competência e do desempenho de cada membro da cadeia logística internacional que envolve o seu negócio.

Contar com bons parceiros é primordial para que a cadeia logística permaneça com elos firmes, caso você não tenha total conhecimento sobre o mercado internacional que está entrando, é importante contar com o serviços de empresas que já possuem tal expertise.

Esse é um tipo de investimento que evita diversas “dores de cabeça” que parceiros ruins podem causar.

Aproveite para acessar nosso simulador, link abaixo (na imagem):