Contratar transporte na importação é sempre uma questão, principalmente para as empresas que estão iniciando como importadoras de produtos.

Uma das dúvidas mais comuns é em relação ao tipo de transporte que escolhemos para que a carga percorra todo o trajeto marítimo. Nessa situação o importador tem duas opções de escolha, representadas pelas siglas FCL e LCL.

Mas, afinal, qual a diferença entre elas e o que o importador deve considerar antes de contratar o transporte para importação? Veremos que o fator principal de escolha é o tamanho da carga a ser transportada, mas existem outros fatores importantes que também devem influenciar nessa decisão.

 

LCL (Less Container Load) – Contêiner com Menos Carga

O LCL é a modalidade em que o contratante paga um preço proporcional ao espaço que a carga ocupa no interior do contêiner, portanto é indicado para casos onde o volume da carga é insuficiente para encher completamente o contêiner contratado.

O espaço que sobra dentro do contêiner é então preenchido por cargas de outros contratantes, que estarão sendo transportadas junto com a sua.

 

FCL (Full Container Load) – Contêiner Completamente Carregado

O FCL é o tipo de transporte em que o contratante paga pelo espaço total do contêiner, garantindo que sua carga viaje sozinha.

É interessante optar pelo FCL quando sua carga é grande o suficiente para preencher todo o espaço do contêiner, mas algumas outras características da carga devem ser consideradas.

Caso se trate de uma carga frágil ou delicada ou então uma carga muito valiosa, talvez seja melhor optar pelo FCL mesmo que a carga não seja grande o bastante para ocupar o contêiner inteiro.

Como o FCL garante que sua carga é transportada sem contato com cargas de terceiros, esta modalidade reduz bastante o risco de perdas, extravios e avarias.

O tamanho e a característica da carga não são os únicos fatores que merecem atenção. O tempo de transporte e o custo dos serviços também são variáveis relevantes e é deles que trataremos a seguir.

 

Tempo de transporte

Antes de contratar um transporte para importação, saiba que o FCL é a modalidade mais veloz de transporte.

Como sua carga viaja sozinha no contêiner, há mais opções de rotas diretas para que ela chegue mais rápido ao país de destino.

No tipo LCL é bem provável que haja pausas e desvios na rota de viagem para descarrego das cargas de terceiros que estarão alocadas no mesmo contêiner e, portanto, trata-se de uma mobilidade de transporte mais demorada.

 

Custo dos serviços

Por pagar um preço proporcional ao espaço utilizado no contêiner, o LCL é bem mais barato que o FCL, em que se paga pelo espaço total do contêiner contratado.

 

Precisa de ajuda para definir o tipo de contêiner para sua operação de importação?

Além de considerar os itens já mencionados acima, procure saber em detalhes o tamanho do contêiner contratado e o quanto de sua capacidade total a sua carga irá ocupar.

Faça também um orçamento das duas modalidades para ter certeza de qual delas compensa mais para o seu caso, para só então contratar o transporte de contêiner para importação dos seus produtos.

Se ainda assim estiver com receio de qual é a melhor escolha, conte com os serviços da FIRST SA.

O que mais você precisa saber? Deixe seu comentário!