INCOTERM é a abreviação do termo em inglês International Commercial Terms, ou Termos Internacionais de Comércio, e são termos padrão gerenciados pela Câmara Internacional do Comércio (ICC) e internalizado pelo Direito Brasileiro por meio da RESOLUÇÃO Nº 21, DE 07 DE ABRIL DE 2011.
Os INCORTERMs definem as responsabilidades do comprador e do vendedor e os riscos que estão assumindo na relação comercial. A escolha do INCOTERM para cada operação é fundamental para que a operação de importação ocorra sem transtornos para as partes. Entre as responsabilidades assumidas conforme cada INCOTERM estão a contratação do transporte principal, a contratação do seguro, o local de início do transporte, o acondicionamento da carga na unidade de carga e o local de entrega.
OS PRINCIPAIS INCOTERMs

Entre os 11 termos de comércio internacional, podemos destacar:

EXW

EX WORKS (named place of delivery)
NA ORIGEM (local de entrega nomeado)

O vendedor apenas se compromete em colocar, dentro do prazo acordado, a mercadoria a disposição do Importador. Somente o importador não tiver condições legais de desembaraçar a carga, essa atribuição ficará a cargo do vendedor. O importador ficará responsável pela contratação do transporte total, seguro e qualquer outra despesa com manuseio da carga, tanto na origem quanto no destino. É válido para qualquer modalidade de transporte.

 

FCA

FREE CARRIER (named place of delivery)
LIVRE NO TRANSPORTADOR (local de entrega nomeado)

O vendedor tem responsabilidade até a entrega da mercadoria, já desembaraçada para a exportação ao transportador ou qualquer outro meio indicado pelo Importador no país de origem da carga. Portanto, cabe ao importador a contratação do transporte principal e seguro. No entanto a responsabilidade do manuseio da carga na origem cabe ao exportador. É válido para qualquer modalidade de transporte.

 

FOB

FREE ON BOARD (named port of shipment)
LIVRE A BORDO (porto de embarque nomeado)

Nesse Incoterm a responsabilidade do vendedor compreende: disponibilizar o produto a bordo do navio para o cliente, a partir daí a responsabilidade sobre a carga é inteiramente do Importador. Cabe ao importador a contratação do transporte principal e seguro. É válido somente para o transporte marítimo.

 

CFR

COST AND FREIGHT (named port of destination)
CUSTO E FRETE (porto de destino nomeado)

Válido somente para o transporte marítimo, a responsabilidade de contratação do transporte principal cabe ao exportador, que deve entregar a mercadoria no porto de destino acordado
Para outras formas de transporte, você pode optar pelo INCOTERM CPT.

CIF

COST, INSURANCE AND FREIGHT (named port of destination)
CUSTO, SEGURO E FRETE (porto de destino nomeado)

Modal de transporte: Aquaviário

Válido somente para o transporte marítimo, além de ser responsável pela contratação do transporte principal o exportador deverá contratar seguro e entregar a mercadoria no porto de destino acordado.

Para outras formas de transporte, você pode optar pelo INCOTERM CIP.

 

Os profissionais da FIRST S/A estão aptos a dar suporte em todo o processo de importação, inclusive na seleção do melhor INCOTERM para a sua operação. A atenção aos detalhes é fundamental para o sucesso da operação de importação!