Logística Internacional – Impactos Covid + Canal de Suez

logística internacional

COMUNICADO AOS CLIENTES

CENÁRIO ATUAL LOGÍSTICA GLOBAL

Conforme temos acompanhado diariamente, a logística global vem sofrendo instabilidades, reflexo do caos e acontecimentos dos últimos meses. Devido ao sentimento de incerteza que a pandemia causou com todos, no ano passado quase todas as empresas seguraram suas atividades e com o alivio das restrições muitas delas se depararam com uma crise em seus estoques (meados de agosto/setembro).

          Com isto, a retomada das operações de importações/exportações pelas empresas ocorreram simultaneamente, criando uma demanda mundial elevando a um nível em que o mercado não estava preparado para absorver. Desde então, entramos em uma “peak season” em todos os modais, com isso observamos os fretes dispararem chegando a níveis históricos.

          Neste momento, o mercado marítimo (FCL/LCL) segue ainda bem aquecido e em tendência de aumentos. Hoje, além da demanda que ainda segue em alta, estamos nos deparando novamente com uma escassez de container vazio na origem China, que foi forçada pelo acontecimento do canal de Suez (o acontecimento atrasou a chegada de muitos containers na China e gerou um efeito em cascata no atraso de liberação de novas unidades).

          Já no modal aéreo, os voos de passageiros eram as válvulas de escape para a demanda de cargas, porém temos acompanhado que muitos destes voos ainda não voltaram a operar, com isto o mercado ainda segue com a demanda de espaço bem defasada.

          De tempos em tempos ouvimos das cias aéreas que as suas tripulações testaram positivo para COVID e com isso realizam testagem em todos da tripulação, durante este período a operação fica congelada, diminuindo ainda mais a oferta do mercado. Como exemplo o informativo recebido hoje da tripulação da CI (China Airlines), onde parte da tripulação positivou para COVID-19, e como forma de controle a CI estará testando 100% da tripulação, sendo assim os bookings com a CI estão suspensos temporariamente.

         Portanto, este é o cenário atual da logística no mundo, que segue bem caótico, não apenas para uma rota, mas sim para todas. Cada origem está enfrentando e atravessando suas dificuldades. De qualquer forma, estamos sempre à disposição para encontrar e desenvolver soluções para as suas demandas.

Atenciosamente,

Jhonatta João De Melo – Analista de Logística.

FIRST SA 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Abrir Whatsapp
1
Podemos ajudar?
Oi!
Posso ajudar?