fbpx

Redução de custos de importação é sempre uma pauta importante a considerar.

Qualquer aumento no custo, acaba sendo repassado ao cliente e isso diminui consideravelmente a competitividade de sua empresa no mercado.

Manter os custos de importação controlados é um desafio para qualquer segmento do mercado e isso abrange, mercadorias, processos e também pessoas.

 

A tecnologia como sua aliada na redução de custos de importação

A tecnologia mudou a forma como vivemos, facilitando diversas tarefas simples do cotidiano e essa inovação vem acontecendo cada vez mais rápido dentro e fora das empresas.

A redução de custos de importação também pode se apropriar das vantagens trazidas pela tecnologia, potencializando a capacidade de controle em diversos aspectos.

 

Programas e sistemas de comércio exterior

Hoje, já existem muito sistemas voltados para o comércio exterior, a fim de automatizar os processos, controlá-los e torná-los muitos mais rápidos:

 

Análise de dados

Já existem programas que fazem análise e validação dos dados da DI (Declaração de Importação), além de economizar muito tempo, podemos evitar erros, multas e trabalhos repetitivos. Veja só em quantos aspectos a sua empresa terá economia.

 

Consulta e atualização automática

Quanto tempo você ganharia se as consultas e atualizações do Siscomex chegassem a você de forma automatizada?

Pois é, já existem sistemas que fazem esse trabalho e atualizam em tempo real as informações de status de aprovação junto a órgãos anuentes e parametrização da importação.

 

Controle de operações de importação

Existem sistemas que condensam diversas informações de agentes de carga do mundo todo.

Isso significa que a sua empresa pode obter o controle e acompanhamento da sua operação em cada etapa do processo, seja no âmbito nacional ou internacional.

Esse acompanhamento te auxilia para enxergar gargalos, antecipar problemas, interferir de forma rápida em alguma etapa do processo e aumentar a produtividade.

 

Simulação de custos de importação

Uma outra tarefa importante que muitos sistemas desempenham é a simulação de custo de importação.

Esse processo é mais eficiente através desse tipo de sistema já que há atualizações periódicas de alíquotas e NCMs tornando essa simulação muito mais segura e próxima do real.

Lembre-se que atrasos na importação podem gerar maiores custos de armazenamento e desgaste na relação com seu cliente.

Ter retrabalho e correções manuais faz com que seu time foque esforços em tarefas não estratégicas, fazendo com que o crescimento da sua organização seja prejudicado.

As diversas soluções tecnológicas para o controle de importação em suma tem o foco na redução de erros e tempo através de automatizações, e no caso do comércio exterior, tempo, realmente é dinheiro.

O controle e importação através da tecnologia, pode ser o seu melhor aliado na redução de custo!

 

Quer saber mais? Entre em contato com a FIRST!