fbpx

Um despachante aduaneiro exerce uma função essencial para que os processos de comércio exterior aconteçam dentro dos parâmetros exigidos pela lei.

Entenda a função e saiba o que considerar na hora de escolher um despachante aduaneiro!

 

O que é um despachante aduaneiro?

O despachante aduaneiro é uma empresa ou profissional responsável pela liberação da carga importada junto a alfândega.

Atua como representante da empresa que está importando produtos, perante os órgãos comerciais e governamentais.

É responsável por montar e registrar a declaração de despacho aduaneiro e assume a responsabilidade de manter a regularidade nas transações de comércio exterior.

Dentro de um mercado tão exigente, a empresa que se propõe a trabalhar como despachante aduaneiro, não atua tão somente com a função de liberar mercadorias, mas também como uma consultoria de toda a cadeia produtiva dentro dos segmentos que atua.

 

Porque o despachante aduaneiro é importante?

Em um cenário de grandes exigências e que muda rapidamente, o despachante aduaneiro se faz necessário pois exerce uma função primordial que não tem a ver apenas com documentações e liberações de mercadoria.

O propósito maior desse tipo de atividade é manter o comércio exterior operando de forma correta e segura, isso se torna possível, pois estas empresas estão vivendo o ambiente do comércio internacional de forma intensa e focada e ficam a par, em tempo real, de qualquer mudança ou nova exigência.

Isso significa um comércio exterior mais saudável para as empresas importadoras, com menores chances de erro e melhores decisões mercadológicas.

 

O que você deve considerar na hora de escolher um despachante aduaneiro?

Escolher uma empresa parceira que desempenhe o papel de despachante aduaneiro não é uma tarefa simples, já que a função é de suma importância. Veja aqui algumas dicas para escolher da forma correta:

  • Obtenha referências comerciais: verifique a credibilidade e reputação da empresa escolhida junto ao mercado de importação. Considere indicações de empresas que já utilizam esses serviços.
  • Procure saber sobre a experiência da empresa: a competência da empresa que irá realizar o despacho aduaneiro é essencial, procure saber como é a sua atuação dentro do segmento de mercado requerido.
  • Verifique a estrutura do despachante aduaneiro: é importante que o despachante aduaneiro escolhido para ser responsável por suas transações de importação, esteja com a estrutura bem localizada, isto é, se a sua importação chegará no porto X, o despachante aduaneiro, necessariamente, precisará ter uma base nesse local.
  • Verifique se é possível estabelecer comunicação eficiente e contínua: o despachante aduaneiro precisa entender de forma profunda as operações da sua empresa, isso significa que a comunicação entre as duas partes deve ser constante, à propósito, o despachante aduaneiro passa a funcionar quase como uma extensão da sua empresa. Caso não sejam possíveis reuniões presenciais, assegure-se de que haverá uma comunicação eficiente via telefone e internet.

 

Está pronto para escolher o melhor despachante aduaneiro? Entre em contato com a FIRST!