O uso de pallet no comércio exterior

O uso de pallet no comércio exterior

Peça fundamental para o transporte internacional de cargas, os pallets são largamente utilizados no comércio exterior.

Confira neste conteúdo, quais são os principais tipos de pallets disponíveis no mercado e sua padronização internacional conforme especificações da ISO.

O que é um pallet?

Um pallet é uma estrutura plana (geralmente fabricada em madeira) amplamente utilizada para manuseio, armazenamento de mercadorias e transporte de cargas.

Empregado no comércio internacional alguns tipos de pallets contam com dimensões padronizadas, aprovadas pela ISO –  International Organization for Standardization, confira:

Dimensões

(L × L) milímetros

Dimensões

(L × L) polegadas

Região mais usada em
1016 × 1219 40,00 × 48,00 América do Norte
1000 × 1200 39,37 × 47,24 Europa, Ásia.
1165 × 1165 45,9 × 45,9 Austrália
1067 × 1067 42,00 × 42,00 América do Norte, Europa, Ásia
1100 × 1100 43,30 × 43,30 Ásia
800 × 1200 31,50 × 47,24 Europa

Principais tipos de pallets

1.Pallets descartáveis: Produzidos em madeira de pinus, os pallets descartáveis possuem baixo custo e grande aceitação no mercado, sendo projetados com base nas cargas a serem movimentadas e para um único uso.

2.Pallets comuns: Esse tipo de pallet possui maior resistência e capacidade de carga em comparação com o modelo anterior, oferece excelente custo benefício, sendo capaz de durar até 10 anos.

3.Pallet GMA: O Pallet GMA ou  Grocery Manufactures Association, é um dos mais utilizados na América do Norte, sendo reconhecido pela ISO como um dos pallets que fazem parte do padrão mundial.

4.Pallet PBR: O Pallet PBR foi desenvolvido na década de 1990 com dimensão e até hoje é um dos mais utilizados para movimentação e armazenamento de cargas no Brasil.

5.Pallet plástico PBR dupla face: O pallet plástico é uma alternativa em substituição aos pallets de madeira, principalmente para armazenamento de mercadorias em ambientes com presença de água ou umidade.

6.Pallets CP3 e CP2: Projetados para uso na indústria química europeia, os pallets CP3 e CP2 estão disponíveis no Brasil nas mesmas medidas do padrão internacional, ou seja 1140 x 1140 mm e 800 x 1200 mm respectivamente.

7.Pallet duas entradas: Os pallets duas entradas são muito utilizados em prateleiras porta pallets, sendo conhecidos por oferecer excelente resistência. No entanto, como o próprio nome indica, esse tipo permite que as empilhadeiras utilizem apenas dois lados para a sua suspensão.

8.Pallet quatro entradas: Resistentes conforme o modelo anterior, os pallets quatro entradas, permitem que as empilhadeiras suspendam a carga por qualquer um dos seus lados.

9.Pallet Australiano: Esse tipo de pallet foi desenvolvido especialmente para uso em containers das ferrovias australianas, contando com tamanho padronizado para essa finalidade.

Agora que você já conhece os principais tipos de pallets disponíveis no mercado e suas dimensões padronizadas pela ISO –  International Organization for Standardization, salve o Blog da FIRST S.A nos seus favoritos e fique sempre por dentro das principais novidades e assuntos interessantes relacionados ao comércio internacional.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Abrir Whatsapp
1
Podemos ajudar?
Oi!
Posso ajudar?