Otimize seus custos durante a importação, descubra aqui

Otimize seus custos durante a importação, descubra aqui

Você conhece todos os custos envolvidos em uma operação de importação?

Não restam dúvidas, o processo de importação envolve uma série de custos que quando desconhecidos e não administrados corretamente, podem transformar a operação de importação em um grande prejuízo.

Operações de importação quando não planejadas adequadamente, podem resultar em custos excessivos, inviabilizando a operação ou simplesmente a competição do produto com origem internacional no mercado brasileiro.

No entanto, existem alguns recursos legais que nos permitem reduzir os custos de importação. Você sabe quais são eles?

Para evitar problemas com os custos do processo de importação, acompanhe esse conteúdo até o final e descubra o que a FIRST preparou para você.

Principais custos de importação

Podemos classificar os custos de importação em dois pilares, sendo um deles os custos com tributos e o outro, os custos operacionais das importações.

Tributos

  • Imposto de Importação (II);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Operacionais

  • Transporte e armazenamento;
  • Serviços de assessoria e despacho aduaneiro;
  • Seguro de transporte internacional.

Como reduzir custos na importação?

Buscando alternativas para reduzir custos na importação? A FIRST S.A conta com uma série de alternativas que podem beneficiar a sua empresa, confira:

Planejamento tributário, logístico e fiscal

A FIRST S.A. disponibiliza sua experiência em comércio internacional para as empresas, realizando todo o planejamento logístico, tributário e fiscal necessário nas transações comerciais, cambiais e financeiras, deixando o cliente focado em sua atividade-fim.

Através do devido  planejamento das operações de importação, a sua empresa pode conquistar economia significativa, maior lucratividade e competitividade.

Benefício Fiscal do IPI

No ano de 2012, a FIRST S/A ingressou com uma ação ordinária, cujo objetivo era solicitar ao poder judiciário a declaração de inexistência da relação jurídico-tributária que lhe obrigava a recolher o IPI nas suas operações de revenda no mercado nacional das mercadorias que importamos.

Felizmente, a FIRST S.A obteve sucesso na ação, via parecer favorável do judiciário que considerou a ação procedente, nos concedendo o direito à quebra da cadeia do IPI.

O trânsito em julgado da ação ocorreu ao final de 2015 e desde então utilizamos esse importante benefício em nossas operações de importação por encomenda.

Através dessa conquista, nos orgulhamos em contribuir para a redução dos impostos de importação dos nossos clientes.

Benefício Fiscal do ICMS

Outro importante benefício fruto do planejamento tributário elaborado pela FIRST S/A à luz da legislação e com base nas determinações e interpretações do poder judiciário é o benefício de diferimento do ICMS.

Atualmente trabalhamos com benefícios de ICMS nas operações por Rondônia e também por Santa Catarina, onde mantemos nossas unidades de negócios.

Operações por Rondônia:

  • ICMS para Rondônia;
  • Desembaraço em qualquer porto do país;
  • Alíquota reduzida de ICMS.

Operações por Santa Catarina:

  • ICMS para Santa Catarina;
  • Desembaraço em Santa Catarina;
  • Alíquota reduzida de ICMS.

Vale destacar que o ICMS é atualmente um dos impostos com maior impacto nas operações de importação.

A FIRST S.A conta com larga experiência no mercado internacional, benefícios fiscais de IPI e ICMS e um time extremamente capacitado para apoiar a sua empresa.

Para saber mais sobre como reduzir os impostos das suas operações de importação, clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Abrir Whatsapp
1
Podemos ajudar?
Oi!
Posso ajudar?