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Conhecer o concorrente na importação previamente e estudá-los é um fator indispensável para o sucesso do importador.

Quase todas as ações de uma empresa devem ter objetivos comerciais e cada projeto deve ser planejado de forma sustentável e estratégica, principalmente os projetos de importação.

Muito mais do que reunir informações sobre os concorrentes é importante analisar as suas oportunidades no mercado de importação.

 

Analisar os concorrentes na importação é bom para minha empresa?

Sem sombra de dúvidas as análises internas e externas se fazem necessárias para a sobrevivência de qualquer empreendimento.

Ao analisar a concorrência você terá alguns benefícios:

 

Evitando surpresas para sua empresa

Perder um cliente, muitas vezes é sinal de que deixamos passar alguns detalhes. Pesquisar sobre a concorrência elimina a chance da sua empresa ser surpreendida por novidades.

 

Explore as fraquezas dos seus concorrentes

Ao conhecer o concorrente sua empresa poderá verificar gargalos e demandas não atendidas.

 

Mantendo o seu negócio atualizado

Antes, mudanças demoravam a acontecer, mas hoje acontecem inúmeras e de forma muito veloz. Pesquisar os concorrentes na importação de forma constante garante que você esteja antenado ao mercado e as tendências.

 

Como analisar os concorrentes na importação?

O único modo de estar a frente da concorrência é conhecê-la bem. Só assim será possível mensurar o potencial da sua empresa e suas oportunidades.

O primeiro passo para analisar os concorrentes na importação é responder as informações abaixo.

 

Pesquisa externa:

  • Quais produtos são importados pelos meus concorrentes?
  • Qual a quantidade importada pela concorrência?
  • Qual o custo desses produtos para os concorrentes da minha empresa?
  • A quanto tempo meus concorrentes importam esses produtos?
  • A concorrência importa de quais fornecedores / mercados?
  • Houve aumento na margem de lucro dos meus concorrentes? Qual percentual?
  • Como a marca dos meus concorrentes se comunica com o cliente?
  • Qual o preço de venda desses produtos?

Com base nos dados obtidos sobre os concorrente faça uma análise interna.

 

Análise interna:

  • Pontos fortes e fracos da sua empresa em relação a concorrência
  • Onde sua empresa pode se diferenciar?
  • Oportunidades de negócio que podem ser aproveitadas imediatamente
  • Oportunidades de negócio que podem ser executadas em médio e longo prazo

Respondendo a todos esses pontos é possível construir um panorama da sua empresa em relação a concorrência e criar um plano de ação consistente que pode ser revisitado a qualquer momento.

Inclusive, revisitar o seu plano de ação é muito importante pois o mercado que muda constantemente, é necessário sempre se adequar para não ficar para trás.

Analisar os concorrentes na importação é sinônimo de tomadas de decisão assertivas e com embasamento e visão ampla para destinação correta de recursos.

 

Riscos de não analisar os concorrentes na importação

  • Perder competitividade nos negócios
  • Geração de gastos desnecessários
  • Investir em produtos que já estão saturados no mercado interno
  • Trazer produtos considerados inferiores pelos clientes
  • Não acompanhar as tendências

Comece já a sua análise sobre os concorrente na importação e mantenha a sua organização competitiva!