fbpx

Porque é interessante adotar a importação de matéria-prima?

O Brasil ainda sofre com uma lacuna tecnológica oriunda da época que o mercado estava fechado para o comércio exterior. Em contrapartida em outros países encontramos uma oferta gigantesca de inovações em diversos âmbitos.

A importação nos permite ter acesso a essas novidades por um custo muitas vezes mais baixo do que no mercado interno.

Ou seja, além de trazer novas tecnologias e mais qualidade o importador ainda consegue manter o preço do seu produto em uma escala competitiva.

 

Os benefícios que você pode obter importando matéria-prima

Importar matéria-prima pode trazer benefícios, veja os mais importantes:

Considere o diferencial competitivo

Importar matéria-prima, significa trazer inovação do exterior, o possível resultado disso é a produção de mercadorias diferenciadas perante os concorrentes.

A matéria-prima importada faz a qualidade dos seus produtos aumentarem de forma efetiva e também perante a percepção do cliente. Além disso possibilita a criação de produtos novos que ainda não foram produzidos no mercado interno.

 

É possível importar matéria-prima com menor custo

A importação acarreta uma grande incidência de impostos e em muitos casos isso inibe a prática de importação, entretanto dependendo do tipo de matéria-prima é possível sim importar com um custo menor, já incluindo todos os impostos, taxas e custos de importação.

Diversos países produzem matéria-prima com um valor bem mais competitivo do que o Brasil, seja porque tem maiores recursos disponíveis ou por serem especialistas e produzirem em maior escala.

Existem países com condições ideais para produzir determinados tipos de matéria prima, aspectos como o clima, fauna, período do ano, afetam diretamente a qualidade e quantidade dos produtos.

 

Outros mecanismos para tornar a importação de matéria-prima ainda mais vantajosa

Na importação de matéria-prima você pode se beneficiar de alguns recursos e regimes especiais de importação.

O primeiro passo é conhecer bem os acordos feitos pelo Brasil com outras nações, existem inúmeros acordos que estabelecem menores tarifas para o comércio exterior. Dessa forma é possível buscar fornecedores que estejam aptos a atender as políticas de redução tarifária e economizar um valor considerável.

Um outro mecanismo que pode ser explorado é o Drawback que pode ser de: restituição, suspensão e isenção. Esse regime aduaneiro especial é exatamente para casos de insumos e matérias-primas desde que sejam utilizados para materiais que serão exportados posteriormente.

 

Viu só? Mais uma possibilidade. Se ainda não pensou em importar, produzir e exportar, talvez seja uma excelente oportunidade para expandir os negócios.

Quer saber mais sobre importação? Fique ligado no blog da First!

 

Baixe nosso eBook gratuitamente sobre DUIMP