fbpx

Buscar novos fornecedores em mercados externos, que ofereçam preços mais acessíveis é um dos primeiros passos da importação.

Para importar mercadorias é necessário seguir uma sucessão de etapas desde a habilitação da sua empresa até o desembaraço aduaneiro.

No entanto, como garantir excelência nessa operação sendo que essa é sua primeira vez nesse ramo do mercado?

 

Tipos de importação

Para os primeiros passos da importação vamos entender os tipos de modalidades disponíveis:

 

Importação Própria

A modalidade de importação própria é quando sua companhia será a única responsável pela compra internacional, envolvendo análises logísticas e contratação de transportes, trâmites legais e as rotinas alfandegárias.

Esse modo não é o mais indicado para quem está dando os primeiros passos da importação, pois requer uma equipe especializada nos processos de comércio exterior.

 

Importação por Conta e Ordem

A importação por conta e ordem de terceiros é uma operação realizada por uma empresa especializada em importação que normalmente é chamada de trading.

 

O que sua empresa irá importar?

Após escolher o produto, sempre analisando a viabilidade de comercialização no mercado interno, prospect fornecedores.

Na escolha dos fornecedores fique atento! Escolha apenas aqueles que tem capacidade de suprir sua demanda, sempre visando qualidade e lucratividade.

Quando decidir com quem irá comprar é hora de contratar os serviços de uma trading, que atuará na intermediação desse processo e será responsável pelas etapas de importação.

Um dos benefícios mais significativos e importantes para quem está dando os primeiros passos da importação é que nessa modalidade sua organização não precisa provar capacidade econômico-financeira.

O pagamento pela realização da importação por conta e ordem deve ser feito previamente para cobrir todos os custos gerados.

Posteriormente as contas de todos os pagamentos serão prestadas.

Essa é uma opção interessante para quem está nos primeiros passos da importação, pois nesta modalidade seu empreendimento continua apenas focando energia nas operações comerciais e do outro lado há uma empresa com conhecimento prévio em importação trazendo agilidade e assertividade ao processo.

 

Importação por encomenda

Nesse caso a importação também é realizada por uma empresa intermediária.

E como isso funciona?

A sua empresa sob contrato, irá encomendar da importadora as mercadorias desejadas, que por sua vez comprará esse produto e revenderá a você.

Embora seja parecida com a importação por conta e ordem a diferença fundamental é que nesse caso o pagamento só será feito quando as mercadorias forem recebidas. É uma alternativa segura que também se encaixa para empreendedores como você, que estão dando os primeiros passos da importação.

Quais são os benefícios para quem contrata a importação por encomenda?

Além do pagamento posterior, você ainda contará com a habilidade de uma organização que tem domínio das normas vigentes, que trará um custo competitivo e que terá facilidade na negociação com fornecedores.

E lembre-se – se: Se você está dando os primeiros passos da importação, devido à complexidade é essencial que sua equipe seja auxiliada por profissionais e empresas especializadas.

Gostou de conhecer mais sobre os primeiros passos da importação? Deixe seu comentário com sua sugestão ou dúvida.