Quais são os tipos de importação existentes?

Quais são os tipos de importação existentes?

Você conhece os tipos de importação existentes no Brasil e sabe como diferenciar cada um deles?

Neste artigo, a FIRST S.A, explica detalhes sobre cada um dos tipos de importação que podem ser adotados nas operações de importação brasileiras e retira as principais dúvidas sobre o assunto.

Sendo assim, você que importa ou pretende importar mercadorias para o Brasil, não pode deixar de acompanhar esse conteúdo até o final.

Tipos de importação existentes no Brasil

Atualmente, existem três tipos de importação, aceitas pela alfândega brasileira, são elas:

  • Importação por Conta e Ordem de Terceiros
  • Importação por Encomenda
  • Importação por Conta Própria

Na sequência você terá a oportunidade de conhecer detalhes sobre cada opção e verificar qual é a melhor escolha para cada tipo de necessidade.

Importação por Conta e Ordem de Terceiros

A importação por conta e ordem de terceiros se caracteriza pela vinculação de duas empresas:

  • Importadora;
  • Adquirente;

Nesse tipo de importação, ambas as empresas são responsáveis pela operação, através do lançamento de seus CNPJs na emissão dos documentos de importação.

A operação é realizada com recursos do cliente adquirente, que deve antecipar valores para o pagamento de câmbio, impostos e despesas aduaneiras, sendo  a FIRST S.A, prestadora de serviços de assessoria na operação de importação.

Importação por Encomenda

Por sua vez, a importação por encomenda é aquela onde a importadora, no nosso caso, a FIRST S.A, realiza em seu próprio nome a importação de mercadorias para futura comercialização à empresa encomendante, ou seja, o real adquirente da mercadoria.

Esse tipo de importação é realizada por meio de um contrato firmado entre as partes e as mercadorias importadas são entregues ao real adquirente com nota fiscal e prontas para contabilização e venda, sendo conhecido o custo final do produto.

Importação por Conta Própria

Por fim, temos a importação por conta própria, na qual a empresa faz a aquisição das mercadorias com recursos próprios e em seu próprio nome, sendo também a responsável por recolher todos os tributos relacionados à operação.

Nesta modalidade, a empresa importadora é o cliente final da operação, sendo as mercadorias adquiridas para o seu próprio consumo ou para posterior revenda no mercado nacional.

Vale destacar, que para as empresas que optam pela importação por conta própria, a FIRST S.A oferece serviços de assessoria na importação.

Através da assessoria de importação da FIRST S.A, a sua empresa conta com toda a expertise dos nossos especialistas em planejamento financeiro, tributário e logístico de importação.

Com o apoio da nossa equipe, a sua empresa estará preparada para gerir todas as etapas, riscos e burocracias envolvidas em uma operação de comércio internacional, visando otimização de prazos e redução de custos.

Vantagens de terceirizar as operações de importação

Como foi possível observar ao longo deste conteúdo, existem dois modelos de importação que envolvem empresas importadoras, são elas:

  • Importação por Conta e Ordem de Terceiros;
  • Importação por Encomenda.

Mas afinal, quais são as vantagens relacionadas à terceirização das operações de importação?

  • Redução de custos com importação;
  • Redução de impostos incidentes sobre as operações de importação;
  • Foco nas atividades finalísticas da empresa;
  • Redução de riscos na importação;
  • Apoio especializado nas operações de importação;
  • Dentre outros benefícios.

Agora que você já conhece todos os tipos de importação disponíveis, conte com a FIRST S.A e escolha a melhor opção para as necessidades da sua empresa.

A FIRST S.A conta com larga experiência no mercado internacional, benefícios fiscais de IPI e ICMS e um time extremamente capacitado para apoiar a sua empresa.

Para saber mais sobre os nossos serviços, clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Abrir Whatsapp
1
Podemos ajudar?
Oi!
Posso ajudar?