fbpx

Escolher importar não é uma decisão simples, envolve muitos fatores, taxas, burocracias e também pessoas especializadas no assunto.

Pensando nisso no artigo de hoje iremos falar sobre a importância da análise estratégica para importação.

 

A análise estratégica para importação como ferramenta para expandir o seu negócio

Independente do porte da sua empresa, é preciso traçar um caminho assertivo e coerente para evitar erros e prejuízos, que nem sempre podem ser reversíveis.

A análise estratégica para importação deve ser sua aliada se você deseja fazer a sua empresa crescer por esse viés.

Aumentar o seu mix de produtos, inserindo novidades que não existem no Brasil e produtos de qualidade importados pode ser uma excelente opção para trazer novos clientes e aumentar as vendas.

Mas como fazer isso minimizando os riscos ao máximo?

Usando a análise estratégica para importação!

 

Dicas para fazer uma análise estratégica para importação

A análise estratégica para importação é semelhante a todas as análises de gestão empresarial, a única diferença é que deve-se olhar sob a ótica de internacionalização do negócio.

Podem ser utilizadas diversos tipos de ferramentas como por exemplo as matrizes que são muito utilizadas na administração.

 

Matriz SWOT

Na análise estratégica para importação você poderá usar a análise SWOT, aqui o objetivo é trazer mais informações acerca do ambiente interno e externo da empresa.

Ambiente interno: Pontos fracos e pontos fortes

Ambiente externo: Ameaças e oportunidades

 

Matriz Ansoff

Além da matriz SWOT é muito interessante a utilização da matriz Ansoff na análise estratégica para importação, pois ela analisa o produto e o mercado.

É idealmente aplicada em estratégias de crescimento empresarial, pois traz uma noção muito ampla sobre qual a melhor forma de expandir. Além disso você conseguirá saber qual o nível de risco envolvido em cada ação.

A análise é feita em cima de:

Produtos: Existentes e não existentes

Mercados: Existentes e não existentes

Com essa análise você entenderá se a sua empresa está apta para expandir os produtos (novo mix através da importação) ou se deve expandir para novos mercados.

 

Vantagens de usar a análise estratégica para importação na sua empresa

Com a análise estratégica para importação a sua empresa será capaz de:

  • Conhecer os pontos fortes da sua empresa
  • Detectar os pontos fracos e corrigi-los
  • Analisar o mercado e identificar possíveis oportunidades de negócio
  • Estudar a concorrência e pensar em um diferencial
  • Entender os níveis de risco de cada decisão

O empreendedor sempre deve estar preparado para possíveis mudanças e assim conseguirá sempre se manter competitivo no mercado usando a inovação ao seu favor.

Quer saber se a sua empresa está apta para importação? Confira abaixo e faça sua simulação!