fbpx

O que é cobertura cambial?

A cobertura cambial consiste na contratação de câmbio para realizar o pagamento no exterior, ou seja, a sua empresa compra moeda estrangeira e paga o fornecedor.

Nesse âmbito existem duas modalidades: Importação sem cobertura cambial e importação com cobertura cambial.

Vamos entender os aspectos de cada uma.

 

O que é a importação sem cobertura cambial?

Na importação sem cobertura cambial, há a ausência de contratação de câmbio, o que não implica automaticamente em não pagamento.

Em alguns casos realmente são remessas que não necessitam de pagamento como por exemplo: produtos para testes, doações, produtos emprestados ou alguma mercadoria oriunda de investimentos estrangeiros.

Em outros casos mesmo sem a cobertura cambial há o pagamento da mercadoria mediante a um contrato de transferências financeiras e a dívida é paga com moeda nacional.

 

Importação com cobertura cambial

A importação com cobertura cambial é a mais usual e faz parte do dia-a-dia do comércio internacional.

Qualquer operação que envie valores ao exterior como forma de pagamento ao adquirir algum produto é considerada com cobertura cambial, isto é, é necessário a compra de moeda estrangeira para efetivar a negociação.

Essas transações podem ser indicadas na declaração de importação (DI) diretamente.

Para importações com cobertura cambial que serão financiadas, as remessas de juros podem ser negociadas entre o importador e o fornecedor, desde que sejam efetivadas na mesma moeda que foi celebrado o financiamento.

 

 

As formas de pagamento da importação com cobertura cambial

 

Pagamento antecipado na importação

No pagamento antecipado, a mercadoria é embarcada somente após o pagamento total da dívida.

 

Remessa sem saque na importação

A remessa sem saque acontece quando o exportador embarca a mercadoria e emite a documentação e a fatura diretamente ao importador.

Cobrança documentária na importação

Essa é uma das formas de pagamento na importação que é intermediada por um banco. Lembrando que o banco não tem responsabilidade de garantir o pagamento.

Carta de crédito na importação

Das formas de pagamento na importação essa é considerada a mais segura para ambas as partes. A carta de crédito é um documento bancário que garante ao importador um crédito para pagamento.

 

Se quiser saber mais sobre formas de pagamento na importação, acesse nosso artigo: Como posso pagar pelo produto que estou importando?