fbpx

O ano de 2020 trará muitas novidades para o comércio exterior brasileiro e uma delas é sobre o Siscomex Mantra que já está sendo substituído pelo CCT – Controle de Carga e Trânsito.

O que é o Siscomex Mantra?

O Mantra é o Sistema Integrado da Gerência do Manifesto, do Trânsito e do Armazenamento que existe a mais de 20 anos. Esse sistema permite o controle aduaneiro sobre veículos, movimentação de cargas e o trânsito no território aduaneiro brasileiro de cargas procedentes do exterior.

Esse é um sistema bastante utilizado por órgãos da administração pública, onde todos podem ter acesso a uma única base de dados.

O Controle de Carga e Trânsito é o novo módulo do Portal Siscomex e irá substituir o Mantra, mantendo as mesmas funções, porém trazendo uma burocracia ainda menor.

 

As novidades que estão chegando com o CCT

O CCT – Controle de Carga e Trânsito irá atender todos os modais de transporte seguindo os padrões dos Incoterms (que também passarão por atualização em 2020).

O sistema traz tecnologias modernas que prometem diminuir consideravelmente o tempo dos processos aduaneiros para liberação de carga.

O disponibilização desse módulo que irá substituir o Mantra, será feita de forma gradativa e a primeira fase será para o modal aéreo.

As companhias aéreas irão disponibilizar, por meio de API (Application Programming Interface), no CCT as informações pertinentes a voos e cargas.

A meta de melhoria para o modal aéreo na importação, é diminuir em 80% o tempo médio de liberação de cargas e 90% das intervenções manuais que acontecem hoje em dia.

Tanto os importadores que usam o Mantra, como as empresas aéreas terão que fazer adaptações em seus sistemas e fluxo de trabalho.

Em 2020 o Mantra será desativado de forma gradativa.

 

Quais são os benefícios do módulo CCT –  Controle de Carga e Trânsito?

O CCT visa diminuir a burocracia e o tempo dos processos de importação de forma significativa e ainda trará benefícios imediatos para as empresas.

Principais benefícios para as companhias aéreas:

  • Desunitização / e unitização
  • Entrega de carga
  • Cargas em baldeação para o exterior
  • Manifestação de carga com antecedência de 3 horas

 

Principais benefícios para operadores aeroportuários:

  • Sem troca de responsabilidade na chegada ao ponto “zero”
  • Informações de veículos e mercadorias de forma antecipada
  • Realização de pesagem, contagem de volumes, avarias e faltas

 

Reduzir a burocracia na movimentação e trânsito de cargas será um passo importante para o comércio exterior brasileiro que a muitos anos vem funcionando de forma ineficiente.

Quer saber mais sobre Comércio Exterior?

Deixe seu comentário, queremos saber a sua opinião!