Mais controle com a solicitação de numerário

Mais controle com a solicitação de numerário

Você sabe o que é uma solicitação de numerário e como ela pode contribuir para as operações de importação da sua empresa?

Neste conteúdo, apresentamos detalhes sobre a solicitação de numerário e retiramos as principais dúvidas sobre o assunto, não deixe de conferir.

O que é solicitação de numerário?

A solicitação de numerário é um documento utilizado por despachantes aduaneiros para calcular e solicitar aos contratantes os valores necessários para realização das operações de importação.

Trata-se de um documento não oficial, mas muito importante para a otimização e controle dos custos e processos de importação.

Na prática, podemos dizer, que a solicitação de numerário apresenta o cálculo do custo de importação de determinada mercadoria, a ser informado pelo contratante a prestadora de serviços de importação.

Quais informações não podem faltar em uma solicitação de numerário?

Conforme detalhamos anteriormente, a solicitação de numerário é um documento não oficial, logo não existe uma regra formal ou diretrizes específicas para o seu preenchimento.

No entanto, apesar da informalidade deste documento, não podemos deixar de destacar a sua relevância nos processos de importação.

Confira quais informações não podem faltar em uma solicitação de numerário nas operações de importação:

  • Valor da mercadoria;
  • Frete;
  • Seguro;
  • Despesas portuárias: armazenagem, marinha mercante;
  • Tributos de importação;
  • Taxas de licenciamento de importação, quando for o caso.

Importação por encomenda e importação por conta e ordem de terceiros

As solicitações de numerário são muito comuns nas operações de importação por encomenda e nas operações por conta e ordem de terceiros. Você sabe a diferença entre esses tipos de importação.

Importação por conta e ordem: A importação por conta e ordem de terceiros se caracteriza pela vinculação de duas empresas, sendo elas a importadora e a adquirente das mercadorias.

Neste tipo de importação, a operação é realizada com recursos do cliente adquirente, que deve antecipar valores para o pagamento de câmbio, impostos e despesas aduaneiras, sendo necessária a emissão de solicitação de numerário.

Importação por encomenda: A importação por encomenda é aquela onde a importadora realiza em seu próprio nome a importação de mercadorias para futura comercialização à empresa encomendante, ou seja, o real adquirente da mercadoria.

Esse tipo de importação é realizada por meio de um contrato firmado entre as partes e as mercadorias importadas são entregues ao real adquirente com nota fiscal e prontas para contabilização e venda, sendo conhecido o custo final do produto.

Conte com  FIRST S.A.

A FIRST atua há mais de 25 anos no mercado de importação e possui resultados comprovados nos mais diferentes segmentos do comércio exterior.

Disponibilizamos a nossa experiência em comércio internacional para as empresas, cuidando de todo processo de importação, incluindo:

  • Planejamento logístico;
  • Planejamento tributário e fiscal;
  • Importação por conta e ordem;
  • Importação por encomenda;
  • Despacho aduaneiro.

Conte com o apoio da FIRST  S.A e garanta os melhores resultados nas operações de importação da sua empresa.

Evite multas, sanções e garanta que atividades de importação sejam seguras e eficientes.

Conheça mais sobre os nossos serviços, aqui mesmo no nosso site ou entre em contato conosco.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Abrir Whatsapp
1
Podemos ajudar?
Oi!
Posso ajudar?