No atual cenário de globalização o comércio internacional é o caminho natural para as empresas que desejam se diferenciar da concorrência.

As fronteiras brasileiras recepcionam diariamente produtos estrangeiros que trazem inovação e custos baixos. Aproveitando as vantagens da importação você pode transformar ameaças em oportunidades de negócios tornando sua empresa mais competitiva internamente.

Importação: Um caminho para se tornar competitivo

Com a decisão de aproveitar as vantagens da importação, a sua atuação mercadológica irá aumentar e junto com ela o fortalecimento do mercado brasileiro diante do cenário de globalização.

Os benefícios são inúmeros, abaixo vamos conhecer alguns deles:

O seu mix de produtos se tornará mais atraente aos olhos dos clientes.

Entregará lançamentos e produtos diferenciados sem a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento.

Não haverá investimento em produção evitando pagamento de altos impostos e taxas.

Existem linhas de financiamento à importação a juros baixos (Finimp).

Liberação de carga em zonas secundárias facilitando o pagamento de impostos, caso a carga seja liberada em lotes parciais.

A diversificação de fornecedores também é uma das vantagens da importação, pois você deixa de depender apenas do fluxo de produtos do mercado interno.

Em muitos casos o tempo de importação é menor do que o de produzir o produto internamente.

Terá acesso a matéria prima que não costuma ser encontrada no mercado doméstico.

Poderá realizar operações de drawback que consiste em importar insumos para fabricação de produtos que serão exportados, eliminando ou suspendendo a carga tributária.

Poderá escolher mercados que tem os melhores custos.

É possível começar com uma operação pequena e fazer investimentos graduais para garantir a expansão da sua marca em território nacional.

Sua operação se tornará flexível e você responderá mais rápido as exigências do mercado, caso os clientes não aceitem bem o seu produto poderá mudá-los com certa facilidade. 

A maior das vantagens da importação não está só na redução de investimento, mas também na diversificação dos riscos.

Trabalhando com o diferencial de preço e qualidade se tornará quase impossível não se destacar da concorrência.

 

O início de um bom negócio através da importação

Ao compreender as vantagens da importação é hora de elaborar um plano de ação que se adapte à realidade da sua organização.

Essa é uma excelente oportunidade de negócio e a utilização de uma assessoria especializada em importação se torna um mecanismo estratégico, interessante e lucrativo para que os processos administrativos inerentes a essa operação ocorram com sucesso.

Para aproveitar as vantagens da importação você poderá contar com a expertise desses profissionais em questões aduaneiras, tributárias e jurídicas. Podendo também utilizar esse conhecimento prévio para favorecer a seleção de fornecedores, negociações de valores, prazos de pagamento e entrega.

O planejamento e o conhecimento são fundamentais para que todas as questões referentes à administração do processo sejam executadas evitando erros que podem impactar na lucratividade do seu negócio.

Se você souber como explorar bem as vantagens da importação irá conseguir excelentes resultados.

 

Já baixou nosso infográfico? Acesse abaixo e saiba como reduzir seus custos e a carga tributária em uma importação!

ACESSAR INFOGRÁFICO