fbpx

No Brasil é crescente o número de empresas que se habilitam para fazer importação e exportação, entretanto se habilitar não é o mesmo que operar ativamente no comércio internacional.

Se cadastrar como importador é só o primeiro passo para entrar numa operação trabalhosa e legalmente exigente e muitas organizações que tentam dar sozinhas esses primeiros passos acabam se vendo em um ambiente totalmente novo e desconhecido.

É nesse ambiente que entra a assessoria tributária! Você sabe o que é?

 

O que é Assessoria Tributária na Importação?

A assessoria tributária na importação é um serviço prestado por empresas especializadas em importação, dentre outros serviços existentes e necessários para que um processo de nacionalização aconteça da forma correta.

A assessoria tributária atua no planejamento tributário da importação, que é um aspecto importante para definir quais os custos tributários essa operação irá gerar.

Para que o seu projeto de importação torne-se realidade o planejamento tributário de importação deve fazer parte do seu dia-a-dia e em muitos casos sua empresa deverá contar com uma expertise externa.

 

Qual a função da assessoria tributária na importação?

A assessoria tributária para a importação tem se tornado um mecanismo muito procurado quando o assunto é redução de custos. Com um planejamento tributário apurado é possível diminuir a fatia que os tributos ocupam no faturamento das empresas.

Mas nem só de planejamento é feita uma importação! O gerenciamento e acompanhamento é crucial e esse serviço também acontece dentro da assessoria tributária. 

Controlar os impostos a pagar e os que já foram pagos com o objetivo de encontrar oportunidades onde a recuperação do imposto é permitida, é uma premissa básica do gerenciamento feito dentro do serviço de assessoria tributária.

 

Quais são as vantagens de contar com o serviço de assessoria tributária na importação?

Um processo de importação feito da maneira correta já traz muitos benefícios e se a sua empresa conta com uma assessoria tributária essas vantagens serão otimizadas.

  • Redução de custos
  • Redução de carga tributária
  • Redução de possibilidades de multas e penalizações na importação oriundas de processos feito da forma incorreta.
  • Recuperação de impostos de importação, quando permitido.
  • Controle de regimes especiais de importação
  • Negociação e parcelamento de tributos de importação (federais e estaduais).

Uma boa assessoria tributária está diretamente ligada a estratégia de crescimento da sua empresa! A carga tributária influencia muitos aspectos do seu negócio.

Você pode definir o local de instalação de sua filial, o modal de transporte até a época correta de importar determinados produtos, tudo isso  de acordo com o mapeamento tributário.

Quer contar com conhecimento técnico e específico para desenvolver o melhor projeto de importação para sua empresa? Entre contato com a FIRST e saiba mais!