fbpx

Dumping é uma palavra que significa despejar ou esvaziar, derivada do termo inglês “dump”. Essa palavra é muito utilizada em alguns termos comerciais de comércio exterior.

No comércio internacional o Dumping é uma prática que acontece quando uma empresa vende para o Brasil um produto com valor inferior ao praticado dentro do seu próprio país ou usa outros truques parecidos para eliminar a concorrência.

Existem 2  formas de dumping:

Dumping Predatório

Vamos entender melhor com um exemplo:

Considere que a empresa Beauty SA, localizada em Portugal, vende cremes de cabelo no valor de 30 euros dentro do seu país e exporta esse mesmo item para o Brasil com o valor de 15 euros, em condições similares de produção, volume e prazo de pagamento.

Nesse caso há uma prática de dumping com margem de 15 euros.

Em geral o dumping é praticado por empresas que desejam adentrar o mercado internacional e ganhar vários clientes em um curto período de tempo.

Sendo assim exportam suas mercadorias por um preço muito baixo, às vezes, até mesmo, com preço menor do que seu custo de produção. Posteriormente o preço sobre, a fim de compensar o “investimento” inicial.

Em muitos casos essa compensação também é feita aumentando os preços do mercado interno.

 

Dumping Social

O Dumping social acontece quando empresas instaladas em determinado país, migram para outros países que possuem mão de obra mais barata.

Sendo assim, economizam no custo de produção e conseguem vender suas mercadorias a preços mais competitivos, gerando desemprego em seu país de origem e lucrando às custas de colaboradores mal remunerados.

 

Medidas Antidumping

O dumping é considerado uma prática desleal e irregular, por isso para proteger o mercado interno foram criadas diversas medidas antidumping, as mais conhecidas, são a tarifas.

Para realizar a importação de algum produto, além de ser um processo muito rígido e burocrático, o importador deve arcar com tarifas especiais ou sobretaxas de importação.

O objetivo dessas tarifas e taxas é tornar os preços dos produtos estrangeiros mais alto, favorecendo o produtor interno e deixando o comércio exterior mais justo. Do contrário os consumidores iriam preferir consumir somente produtos importados, o que enfraqueceria o mercado local.

 

Gostou de saber o que é Dumping?

Deixe seu comentário a First SA quer saber a sua opinião.