fbpx

O que é solicitação de numerário?

A solicitação de numerário é um documento, não oficial, que as tradings e despachantes utilizam para identificar e solicitar aos seus contratantes os valores requeridos para executar as operações de importação.

Embora não seja oficial, esse documento é muito útil para otimização e controle dos gastos. Ele é utilizado em processos onde a importação é terceirizada e tem a função de provisionar os valores que serão devidos.

De forma simplificada, podemos entender como um cálculo do custo de importação de determinada mercadoria, que será informado a empresa contratante dos serviços de importação.

 

O que deve constar na solicitação de numerário?

Por se tratar de um documento não oficial, não existe uma regra fixa do que deve constar na solicitação de numerário, entretanto, as principais informações que em geral são inseridas estão abaixo:

  • Valor da mercadoria
  • Frete
  • Seguro
  • Despesas portuárias: armazenagem, marinha mercante
  • Tributos de importação
  • Taxas de licenciamento de importação, quando for o caso

 

Lembrando que a solicitação de numerário é uma estimativa, que deve sim ser assertiva, entretanto alguns números podem mudar!

 

É possível ser assertivo na solicitação de numerário?

É uma tarefa difícil, porém é possível ser assertivo na solicitação de numerário.

O ponto principal é: a empresa que realizará a importação é realmente experiente e entendedora do assunto?

Em nenhuma operação de comércio exterior há garantias de que não haverá nenhum contratempo.

Por qualquer motivo ou interpretação da Receita Federal uma carga pode ser parametrizada em canal amarelo ou vermelho, por exemplo, o que significa mais tempo de armazenamento e aumento de custo.

Mas em geral, uma empresa experiente já conhece como os processos se desencadeiam, dessa forma é possível prever como as transações irão evoluir, sendo assim, só haverá alteração considerável no valor, se algum imprevisto novo acontecer.

Quando o valor da operação é superior ao informado na solicitação de numerário, se faz necessária uma nota de débito para complementação do valor.

O contrário, também pode acontecer, em alguns casos o valor da operação fica menor que o estimado. Nesses casos a diferença é devolvida para a empresa contratante!

Gostou de entender mais sobre solicitação de numerário? Deixe seu comentário a FIRST quer saber a sua opinião!